É com este ditado que o Governador de Inhambane, Daniel Chapo, declarou aberto o Encontro de Consulta Regional Sul sobre a Paz e Reconciliação Nacional, que acontece hoje e amanhã.
O encontro enquadra-se no âmbito do movimento social de proteção da vida que complementa as acções políticas para paz, denominada” Participação da Mulher e sua Influência na Edificação da Paz e Reconciliação Nacional para Coesão Social em Moçambique”.


”A nova forma de ser e de estar que todos nós necessitamos passa por reconhecer que podemos ter ideias diferentes, mas sempre compreendendo que apesar disso não deixamos de ser irmãos”, disse Chapo, enfatizando que a mulher é a melhor figura para promover esta paz a nível das famílias e comunidades.


O encontro, organizado pela FDC, instituição que lidera o movimento, em parceria com ACCORD e IMD, com apoio financeiro do Governo sueco, tem como objectivo criar espaço de diálogo para que as mulheres da zona Sul do país possam contribuir activamente na definição de uma agenda nacional para a paz definitiva, reconciliação nacional e coesão social. O mesmo evento já aconteceu em Nampula, tendo sido designado ‘’Encontro de Consulta Regional Norte’’.