A equipa do Movimento Mulher e Paz (MMP) manteve, no dia 19 de abril de 2023, encontro com a liderança da Agência de Desenvolvimento Integrado de Norte (ADIN). Constituiu objectivo do encontro a partilha do progresso da implementação do MMP, com enfoque na criação das plataformas distritais e provincias de paz e identificar e buscar sinergias entre o MMP e a ADIN na vertente do empoderamento da mulher.

Após a explanação dos principais eventos pela equipa do MMP, o Presidente da ADIN, o Professor Armindo Ngunga, corroborou o quão é relevante o envolvimento da mulher em assuntos de paz, pois, ‘’a figura da mulher associada ao seu papel sócio-cultural é chave no estabelecimento da paz, a partir da própria família’’, disse Ngunga.

Para o Presidente da ADIN, o empoderamento e a alfabetização são as principais componentes que elevam a mulher e recomendou fortemente a expansão da iniciativa nas comunidades mais adentro, sobretudo em relação às sedes distritais, pois, na sua experiência na intervenção de acções de desenvolvimento comunitário, o comum é considerar distrito, a sede distrital.

Para o Professor Ngunga, há certamente acções que podem ser conjuntas, desde que sejam claramente definidas. Fizeram parte do encontro, para além do Presidente da ADIN, o Assistente do Conselho Executivo, Salahate Jaime e membros do Movimento Mulher e Paz.