Sobre mulher e paz

ØEsta iniciativa visa apoiar os esforços nacionais para a construção de uma paz efectiva, iniciada pelo Chefe de Estado e pelo Líder da Renamo, reconhecendo a importância dos acordos alcançados pelos dois líderes no contexto do diálogo político para a Paz.

O movimento, que começou em Junho de 2017, envolveu estudos de base e consultas regionais em todo o País, que culminaram com a presente conferência nacional sobre a paz, reconciliação e coesão social, contando com a presença de 200 mulheres provenientes 54 distritos das 11 Províncias do país. Este processo envolveu um universo de cerca de 1000 mulheres das quais 596 participaram directamente do estudo de base e 356 envolvidas nas consultas regionais e conferência nacional. De notar que as mil mulheres representam, por sua vez, aproximadamente 160 mil outras mulheres na posição de suas constituintes.

O estudo conduzido em 25 distritos teve como alvo 662 pessoas, na sua maioria mulheres provenientes de diversos segmentos da sociedade, que trouxeram as suas sensibilidades e contribuições para uma agenda nacional para a Paz.

Ao longo de todo o processo, surgiram mensagens-chave, que contribuem para a identidade e força motriz do Movimento.

Objectivo

Contribuir para o Fortalecimento da Influência das Mulheres na Construção da Paz Social e Reconciliação Nacional para a Coesão Social.

Apresentar um modelo para uma paz social baseada na comunidade e liderada pelas mulheres no contexto do diálogo, paz e reconciliação nacional;

Explorar factores (sociais, políticos e económicos) endógenos e exógenos conducentes a um modelo feminista para a paz e reconciliação nacional;

Capitalizar as experiências e lições de outros modelos, face aos desafios actuais, tendências e oportunidades em Moçambique.